Figura 01 - Logo Panc do Cerrado
Figura 01 - Logo Panc do Cerrado.

PANC do Cerrado



Considerações Finais


Ao apresentar o trabalho desta pesquisa realizado na aula de “Cozinha Brasileira Sustentabilidade e Alimentos do Cerrado”, foi possível constatar que realmente existem dificuldades relacionadas ao uso exclusivo do receituário gastronômico e, consequentemente, à falta da visualização, percepção e acesso as frutas e empratamentos antes da realização dos preparos. Se, por um lado, alguns estudantes possuem dificuldades na elaboração dos alimentos por não conhecerem determinados itens das fichas técnicas ou mesmo por não encontrarem imagens das receitas a serem confeccionadas, por outro, o docente pode não conseguir repassar informações básicas para as criações por falta de material de apoio adequado ao ensino.

Durante a aplicação do portal de conteúdo PANC do Cerrado em sala de aula, pode-se observar o esforço do professor em demonstrar aos estudantes que determinadas fichas técnicas da “Cozinha Brasileira Sustentabilidade e Alimentos do Cerrado” podem ser confeccionadas com frutos do Cerrado e que dependem, primeiramente, do acesso às informações básicas das suas utilizações, da compreensão de como manipulá-los, da sua sazonalidade e do seu sabor esperado. Os registros das falas durante a aula e as respostas do questionário por parte de alguns estudantes mostram que também existe, por parte deles, a necessidade destes conhecimentos previamente a confecção dos alimentos.

Ao apresentar para a turma do quarto período do Curso Técnico Integrado em Cozinha na modalidade EJA do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Goiânia um Objeto de Aprendizagem que permitiu trabalhar com a visualização de modelagens de objetos virtuais em três dimensões, foi possível verificar que a tecnologia da RA possuiu potencialidade para contribuir com a melhoria do ensino de PANC do Cerrado e Suas Possibilidades Gastronômicas. Todavia, a fim de identificá-las e permitir a geração de fichas técnicas fidedignas, o trabalho de desenvolvimento do portal de conteúdo PANC do Cerrado e a análise de sua utilização em sala de aula visou a responder a seguinte questão: a elaboração de um objeto de aprendizagem com RA para identificação das PANC e suas possibilidades gastronômicas pode contribuir significativamente com o aprendizado dos estudantes do curso EJA em Cozinha?

A RA aplicada em sala de aula, conforme aponta Yaoyuneyong et al. (2011), serve de estímulo e motivação para os estudantes explorarem objetos em diferentes ângulos e de oportunidade para apresentar a capacidade da visualização de conteúdos do mundo real que não estão totalmente disponíveis. Tal fato pôde ser observado em sala de aula por meio do interesse dos estudantes ao interagirem com o portal de conteúdo em busca de visualizar as plantas e a sugestão de empratamento abordados pelo catálogo disposto explorando em diferentes pontos de vista os objetos virtuais projetados. Tais objetos simulavam plantas e frutos do Cerrado e preparações finalizadas que dependem de fatores externos, como a sazonalidade, que dificilmente estariam conjuntamente disponíveis in natura em uma sala de aula ou laboratório gastronômico, incapazes de serem visualizados pelos discentes.

O portal de conteúdo também possibilitou, além da motivação a explorar os objetos virtuais, a observação e descoberta para a construção de um novo conhecimento, como apontado por Rodrigues et al. (2010), sendo uma das vantagens para a aplicação da tecnologia da RA na educação. Pode-se observar que o diálogo entre os estudantes durante a aula mostrou que, por meio da visualização dos objetos 3D, aqueles discentes puderam observar neles novas informações, as quais geram conhecimento útil para a aplicação nos próximos desafios.

Percebeu-se, também, análogo à vantagem de auxiliar o docente em sua prática educacional apontada por Cardoso et al. (2014), que o portal de conteúdo foi capaz de facilitar a demonstração em três dimensões do objeto, das suas características e das suas propriedades. A tarefa do professor, realizada através da etapa de avaliação do PANC do Cerrado, em demonstrar e exemplificar o que o receituário gastronômico não apresentava, pode ser substituída com êxito pelas modelagens e textos apresentados nos celulares de cada estudante.

A promoção da proximidade entre o estudante e o objeto estudado, realizada pelo portal de conteúdo PANC do Cerrado, também se mostrou uma vantagem para além daquelas levantadas pelos autores que compõem o referencial teórico desta pesquisa. A possibilidade de visualizar e obter conceitos, sugestão de empratamento e as características básicas dos frutos do Cerrado através dos celulares dos próprios discentes, sob o contexto apresentado pelo receituário gastronômico, permitiu a independência necessária para que eles buscassem as informações que lhes eram relevantes. Além disso, a flexibilidade permitida por estes aparelhos foi determinante para permitir que cada aluno explorasse o seu próprio ponto de vista e manipulasse os objetos virtuais 3D como lhe era necessário.

A modelagem do PANC do Cerrado, através da sua interatividade proporcionada ao usuário aliada com o formato das modelagens 3D desenvolvidas para a apresentação dos objetos virtuais, mostraram-se como fatores determinantes que também podem contribuir com o ensino ao possibilitar uma aprendizagem mais atualizada e descontraída, estimulando o envolvimento do estudante e permitindo o desenvolvimento da autonomia de cada um deles.

A fim de que possam ser identificadas novas contribuições do portal de conteúdo PANC do Cerrado para o ensino de PANC do Cerrado e Suas Possibilidades Gastronômicas, recomenda-se, como trabalho futuro, a absorção de novas frutas do Cerrado para preenchimento do catálogo já elaborado, a parceria com outros Institutos, Universidades e Entidades que já trabalham com pesquisas afins, com o intuito de se elaborar uma base de conhecimento local, e ainda, oportunizar de ter a adição deste mesmo conhecimento com outros Biomas Brasileiros para a contribuição e preservação destes, a valorização da cultura e gastronomia locais, regionais e nacionais.


Referências

Figura 01: Fonte Própria - Logo PANC do Cerrado

Figura 02: https://www.gratispng.com/png-4u4nu9/download.html

CARDOSO: CARDOSO, R. G. S. et al. Uso da realidade aumentada em auxílio à educação. In: Computer on the Beach. 2014. Florianópolis, SC. UNIVALI. 2014. p. 330-339. 2014. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/acotb/article/view/5337/2794. Acesso em: 30 nov. 2022.

RODRIGUES: RODRIGUES, C. S. C.; PINTO, R. A. M.; RODRIGUES, P. F. N. Uma Aplicação da Realidade Aumentada no Ensino de Modelagem dos Sistemas Estruturais. In: Revista Brasileira de Computação Aplicada. Passo Fundo, 2010. v. 2, n. 2, página 81-95. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rbca/article/view/971/784. Acesso em: 05 dez. 2022.

YAOYUNEYONG: YAOYUNEYONG, G; JOHNSON, E; YUEN, S C. Augmented reality: an overview and five direction for AR in education. In: Journal of Education Technology Development and Exchange. 2011. v. 4, p. 119-140. Disponível em: https://typeset.io/pdf/augmented-reality-an-overview-and-five-directions-for-ar-in-38pzuiakdt.pdf. Acesso em: 07 dez. 2022.

Figura 02 - Referências. Figura 02 - Referências.