Figura 01 - Logo Panc do Cerrado
Figura 01 - Logo Panc do Cerrado.

Portal de Conteúdo - PANC do Cerrado



Validação do PANC do Cerrado


Para um Objeto de Aprendizagem ser validado, é necessária sua aprovação pelo grupo de pessoas almejado na sua criação. Na literatura, Amante e Morgado (2001) apontam que um OA pode ser considerado válido se, durante a etapa de avaliação, for constatado que a tecnologia funcionou como prevista, se foi adequada ao público-alvo, se apresentou as funcionalidades técnicas, didáticas, de design e funcionais requisitadas e se cumpriu os objetivos propostos na sua concepção.

Outro aspecto a ser observado para com a validação de objetos de aprendizagem em sala de aula, como apontado por Costa (1998), trata-se da verificação de que se a aplicação funciona, sendo adequada aos objetivos estabelecidos e se o produto idealizado pode ser analisado considerando detalhes didáticos, estéticos, técnicos etc.

A metodologia INTERA, que serviu de alicerce para a produção do PANC do Cerrado, considera que a validação de um OA se trata da evolução de cada uma das suas etapas e fases, durante o desenvolvimento do recurso educacional, ou seja, os pontos positivos concretizados e alcançados entre elas. Conceitua-se ainda, segundo Braga (2014) que um objeto de aprendizagem seja considerado válido se atender dois aspectos:

  • Validação técnica: os resultados da etapa de testes e qualidade validam o objeto de aprendizagem levando em consideração o ponto de vista técnico;
  • Validação pedagógica: os resultados da etapa de avaliação validam o objeto de aprendizagem pedagogicamente ao comprovar que os objetivos pedagógicos foram atingidos com maestria, que houve interatividade e facilidade de manipulação por parte dos estudantes em sala de aula.

Em se tratando da validação técnica do portal de conteúdo PANC do Cerrado, e, considerando a quinta etapa da metodologia INTERA, “Testes e Qualidade”, o objeto de aprendizagem foi submetido a dois tipos de testes: o primeiro referente ao seu conteúdo pedagógico; o segundo referente à sua funcionalidade técnica. Em ambos os casos foram considerados os artefatos produzidos durante as etapas anteriores sobre os quais versam os requisitos, o contexto e a arquitetura almejada para a produção do OA. Tais informações contidas nestes artefatos serviram de base para a etapa de desenvolvimento e de apoio para os testes realizados pelo Professor A, que avaliou positivamente o produto educacional, por abarcar todos os requisitos de conteúdo, de acessibilidade, de funcionalidade, de acesso, de interface com o usuário e de licenciamento levantados durante a segunda etapa do projeto.

Para o teste de conteúdo, o Professor A aprovou o OA desenvolvido por perceber que o conteúdo pedagógico está de acordo com o proposto, correto, atualizado com o tema principal de abordagem, pertinentes ao público-alvo e apresenta exemplos realistas e de formas diversificada e apropriados para o ensino. Após a etapa de testes, houve ainda a adequação e publicação do OA no ROA Plataforma do Ministério da Educação de Recursos Educacionais Digitais (MEC RED), o que o deixou apto a ser disponibilizado e reutilizado por diversas possibilidades em diferentes contextos pedagógicos.

Dessa maneira, com base nos resultados acima discutidos e fundamentados no método de validação proposto pela metodologia INTERA, o portal de conteúdo PANC do Cerrado pode ser considerado válido sob o ponto de vista técnico.

Para proporcionar a validação pedagógica, durante a etapa de avaliação, foram coletadas anotações de campo, observações do Pesquisador em sala de aula, e do preenchimento dos questionários entregues aos discentes e docente. A seguir, serão detalhados os resultados e análise dos dados, levando em consideração os sujeitos desta pesquisa, os quais estão identificados por números aleatórios, para preservação da identidade.

Ao introduzir o portal de conteúdo PANC do Cerrado, e por consequência, a tecnologia da Visualização 3D e da RA, em sala de aula, para o ensino de PANC do Cerrado, partimos da ideia central da contribuição deste com o desenvolvimento da habilidade de visualização e identificação das plantas. Com a junção de diversas informações básicas, tabelas nutricionais e fichas técnicas, esperava-se o despertar da curiosidade e o interesse dos discentes, para o conteúdo que estava sendo estudado, afinal o primeiro benefício da RA em ambientes de ensino e aprendizagem, como apontado por Yaoyuneyong et al. (2011), é seu forte potencial para motivar e envolver os estudantes a observar e explorar objetos por diferentes ângulos e posições.

Essa foi a primeira expectativa concretizada durante a aplicação do PANC do Cerrado em sala de aula. A visualização através das modelagens 3D e pela Realidade Aumentada presentes no portal de conteúdo despertaram o interesse e surpresa dos discentes de forma a incentivá-los a explorar todo o catálogo presente na página eletrônica por conta própria. Este envolvimento pode ser observado em alguns relatos escritos para responder à questão 01 do questionário2 entregue ao término da aula: “Sim porque a variedade muda de acordo com a região então a tecnologia aproxima a oportunidade” (trecho da resposta da aluna 01 à questão 01); “Sim pelo fato de irmos até a planta pela tecnologia e claro aumentar a sede de ver de perto também!!!” (trecho da resposta da aluna 02 à questão 01); “Sim, está trazendo informações importantes e conhecimento e renovando o meio alimentar saudável. É sempre bem-vinda (sic) as novas tecnologias para o conhecimento” (trecho da resposta da aluna 03 à questão 01); “Com certeza, com toda essa tecnologia quem não conhece o fruto passa a conhecer de um jeito muito legal que é a visualização 3D” (trecho da resposta do aluno 04 à questão 01).

Ao analisar as respostas da questão 01, ao final da etapa de avaliação, todos os discentes afirmaram que a tecnologia da RA pode auxiliar o aluno a visualizar de forma mais real e oportunizar conhecimento das PANC do Cerrado e contribuir com o aprendizado destas plantas. Uma evidência de que o portal de conteúdo contribuiu com o desenvolvimento da visualização e da identificação em sala de aula pode ser constatada na fala de um aluno durante a sua utilização: “Essa planta Major Gomes tem flores de outras cores?” (fala do aluno 05 direcionada ao Pesquisador). “Elas possuem a tonalidade rosa como nas imagens do portal” (fala do Pesquisador ao aluno 05). “É porque eu já vi uma planta parecida” (fala do aluno 05). Logo após, a Professora B responde: “Temos plantada aqui no Campus Goiânia. Depois vamos comparar com as imagens e modelagens no celular para que você possa identificar” (fala da Professora B ao aluno 05).

De modo semelhante, durante um diálogo realizado em sala, pode-se observar que o PANC do Cerrado auxiliou o desenvolvimento da visualização ao apresentar a modelagem 3D e através da Realidade Aumentada do fruto “Banha de Galinha”, conforme apresentado no parágrafo abaixo:.

Aluna 06 – “Essa fruta Banha de Galinha (apontando para a imagem da planta no celular) tem várias árvores perto de casa. E eu sempre ficava pensando se poderia comer, porque os frutos caem do pé e nem os animais comem. E agora li nas informações básicas que ela não pode ser consumida in natura”. Aluna 01 – “O aluno 11 do último período do curso acho que usa em algumas receitas. Não sei como ele faz, mas parece que faz um óleo para colocar na comida e ficar só o gosto da fruta.”

Nesta fala, há indícios de que existiu no diálogo destas alunas um raciocínio novo, gerado pala capacidade de visualizar o que foi mostrado de forma virtual, lido nas informações básicas da página eletrônica, somado às observações cotidianas por elas vividas, para compreender as propriedades do objeto em questão e gerar um novo conhecimento útil para os próximos desafios.

Um dos principais objetivos da Realidade Aumentada, segundo Anami (2013), é a utilização de objetos virtuais 3D como ferramentas para aumentar a percepção e interação de usuários, vantagem que podemos perceber na fala do aluno 07: “Esta tecnologia é muito interessante porque deixa a gente mexer na fruta do jeito que a gente quer. Posso rodar, aplicar o zoom, e ver de perto como ela é. Ajuda bastante também o fato de ter modelado a fruta aberta, fechada e o prato pronto.”

Na análise das respostas da questão 02, ao final da etapa de avaliação, todos os discentes afirmaram que o portal de conteúdo pode contribuir com o aprendizado de PANC do Cerrado. Este fato pode ser observado em alguns relatos escritos para responder à segunda questão: “Sim, porque muitas pessoas não sabem que dá para utilizar determinadas plantas em receitas, licores, doces, dentre outros e esse portal ajuda bastante para o nosso conhecimento” (trecho da resposta do aluno 07 à questão 02); “Sim! Porque há espécie de frutas e receitas diferentes que com a PANC você aprende e conhece mais de cada espécie” (trecho da resposta da aluna 06 à questão 02); “Sim! Porque por lá acessamos informações, conhecimentos importantes. Temos receitas e seus benefícios e propriedades de cada PANC” (trecho da resposta da aluna 05 à questão 02).

Sobre a análise das respostas à questão 03, ao final da etapa de avaliação, que abordava sugestões de melhorias do portal de conteúdo, tivemos cinco discentes que responderam não ter sugestões para tal finalidade. Este fato pode ser observado nos relatos que se destacam: “Acho eu que está ótimo no decorrer de meus estudos vou vendo o que tem a melhorar porque aqui está ótimo” (trecho da resposta do aluno 10 à questão 03); “Como estou conhecendo agora, acho que já temos bons conteúdos posso dizer que para mim já está ótimo” (trecho da resposta da aluna 05 à questão 03); “No momento, o portal é novo para mim, não conhecia, achei bastante interessante” (trecho da resposta da aluna 08 à questão 03). Os outros cinco estudantes sugeriram melhorias para o portal, que, em geral, apontavam para divulgação e maior quantidade de plantas a serem expostas no catálogo abordado, entre os quais se destacam: “Ser mais divulgado” (trecho da resposta da aluna 09 à questão 03); “Fazendo novas pesquisas sobre plantas desconhecidas” (trecho da resposta da aluna 09 à questão 03); “Colocar mais opções de PANC mas (sic) opções de configurações do portal” (trecho da resposta do aluno 07 à questão 03). Destaca-se também o comentário de três alunos em sala de aula: “deveriam abordar plantas de outras localidades, já que os mesmos não nasceram no estado de Goiás”.

Ao analisar as respostas da questão 04, ao final da etapa de avaliação, nove discentes afirmaram que utilizariam o portal de conteúdo PANC do Cerrado após as sugestões indicadas na questão anterior, e apenas uma optou pela não utilização. Este fato pode ser observado em alguns relatos escritos para responder a esta questão, entre os quais se destacam: “Sim, ele pode trazer a oportunidade de apresentar frutas e plantas de qualquer lugar” (trecho da resposta da aluna 01 à questão 04); “Agora vou utilizar sim. Ótimo portal” (trecho da resposta do aluno 10 à questão 04); “Sim claro é um portal (excelente trabalho)” (trecho da resposta da aluna 02 à questão 04); “Sim. Com certeza.” (trecho da resposta da aluna 09 à questão 04); “Sim é muito interessante” (trecho da resposta da aluna 06 à questão 04); “Não! Ainda não tinha utilizado. Mas agora que descobri, estou encantada com tantas informações.” (trecho da resposta da aluna 05 à questão 04);

Sobre a análise das respostas às questões 05 e 06, ao final da etapa de avaliação, as quais tratam sobre ser de fácil utilização o portal de conteúdo e se as informações dele estão claras e bem-organizadas, respectivamente, todos os discentes afirmaram que sim. Quanto à análise das questões 07 e 08, as quais tratam sobre o portal possibilitar interatividade com o usuário e de verificar se o estudante obteve novos conhecimentos ao acessá-lo, respectivamente, nove alunos afirmaram que sim e somente um optou pelo não.

Portanto, após considerações das respostas dos discentes, o portal de conteúdo PANC do Cerrado se mostrou útil para o ensino de PANC do “Cerrado e Suas Possibilidades Gastronômicas”, ao possibilitar uma nova forma de visualizar e de construir o próprio conhecimento através do objeto de estudo. Ademais, a capacidade de envolver e despertar a curiosidade e o interesse dos estudantes aliado à facilidade de utilização e a possibilidade de interação entre a tecnologia e seus usuários, conforme apontados pelos alunos, faz desta página uma ferramenta interessante para a aprendizagem.

De modo semelhante à pesquisa realizada com os discentes, foi distribuído também um questionário à Professora B, responsável pela disciplina durante a qual o OA foi aplicado. A análise das respostas entregues por ela será descrita a seguir.

Referente à possibilidade da inserção da tecnologia da RA no ensino de PANC do Cerrado, a Professora B afirmou que esta facilita muito a compreensão do conteúdo pelos estudantes e que pode haver contribuições tanto para o ensino quanto para a aprendizagem. Ela relatou que a RA pode contribuir no processo de visualização para melhor entendimento de PANC do Cerrado, conforme por ser observado em sua seguinte fala: “Sim, uma vez que o fruto pode ser analisado de diversas perspectivas, nos trazendo mais segurança em sua identificação” (resposta da Professora B à questão 01). A professora A também apontou que o portal de conteúdo pode auxiliar o aprendizado de PANC do Cerrado, visto que ela afirmou o seguinte: “Muito, pois se torna mais uma ferramenta pedagógica, os alunos podem fazer suas pesquisas e ir além de textos, já que a plataforma oferece outras possibilidades de aprendizagem como a visual” (resposta da Professora B à questão 02).

A professora B apontou sugestões de melhoria no portal. Segundo a Professora B “Talvez separar as abas de composição nutricional, ou criar uma caixinha de curiosidades do tipo ‘Você Sabia?’ sobre os frutos” (resposta da Professora B à questão 03). Sobre a utilização do portal, após as melhorias, em sala de aula, ela informou que “Usaria e indicaria a colegas e alunos. Achei muito interessante!” (resposta da Professora B à questão 04). Em relação à questão 05, a Professora B afirmou que o portal PANC do Cerrado é fácil de usar; em resposta à questão 06, ela afirmou que as informações estão claras e bem-organizadas; por fim, respondendo à questão 07, afirmou que o portal PANC do Cerrado possibilita a interatividade com o usuário.

Sendo assim, se os estudantes e professores concordam que o portal de conteúdo PANC do Cerrado atingiu seus objetivos pedagógicos ao contribuir com o desenvolvimento da percepção e visualização dos frutos e empratamentos durante a aula de “Cozinha Brasileira Sustentabilidade e Alimentos do Cerrado”, se afirmaram que existiu interatividade e que apresentou facilidade de uso e manipulação entre o objeto de aprendizagem e seu público alvo, pode-se considerar que ele também é válido sobre o ponto de vista pedagógico.

Logo, considerado tecnicamente e pedagogicamente válido, concretizado com êxito após concluir todas as etapas do ciclo de produção de OA fundamentados na metodologia INTERA, conclui-se que o portal de conteúdo PANC do Cerrado pode trazer contribuições para estudantes e docentes e, portanto, ser considerado válido para o ensino de PANC do Cerrado e Suas Possibilidades Gastronômicas.


Referências

Figura 01: Fonte Própria - Logo PANC do Cerrado

Figura 02: https://www.gratispng.com/png-4u4nu9/download.html

ANAMI: ANAMI, B. M. Boas práticas de realidade aumentada aplicada à educação. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação). Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, 2013. Disponível em: http://www.uel.br/cce/dc/wp- content/uploads/TCC-BeatrizAnami-BCC-UEL-2013.pdf. Acesso em: 06 dez. 2022.

AMANTE, MORGADO: AMANTE, L.; MORGADO, L. Metodologia de concepção e desenvolvimento de aplicações educativas: o caso dos materiais hipermídia. In: Revista Discursos: Língua, cultura e sociedade. v. 3, n. especial, p. 27-44. Lisboa, Portugal, 2001. Disponível em: http://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/4348/1/L%C3%BAcia%20Amante_Lina%20Morgado.pdf. Acesso em: 27 out. 2022.

BRAGA: BRAGA, Juliana Cristina. Objetos de Aprendizagem: introdução e fundamentos. Santo André: Editora da UFABC, 2014. 148p. v.1.

COSTA: COSTA, F. A. Concepção de sistemas de formação multimídia: elaboração de um Guião de Autor. In: Atas do 3º Simpósio Investigação e Desenvolvimento de Software Educativo. Universidade de Évora, Lisboa - Portugal, 1998. Disponível em:http://www.minerva.uevora.pt/simposio/comunicacoes/fcosta/guiautor.htm. Acesso em: 20 out. 2022.

Figura 02 - Referências. Figura 02 - Referências.