Figura 01 - Politecnia.
Figura 01 - Politecnia.

Sobre a Concepção de Politecnia



Características


A concepção da politecnia, segundo Saviani (1989) se dá basicamente da problemática do trabalho, considerando-o como princípio educativo geral. Assim sendo, toda a educação organizada está pautada a partir do conceito e do fato do trabalho, logo, do entendimento e realidade dele. Essa fundamentação apresentada pelo autor é justificada, pois:

"[...] a Educação diz respeito ao homem, que o papel da Educação é a formação do homem, e assim por diante. Na verdade, ficamos com esses enunciados num plano muito genérico e abstrato, porque, via de regra, não nos colocamos a questão o que é o homem. O que define a existência humana, o que caracteriza a realidade humana é exatamente o trabalho. O homem se constitui como tal, à medida em que necessita produzir continuamente a sua própria existência". (SAVIANI, 1989, p. 8).

Na essência dos trabalhos, segundo MOURA, LIMA FILHO, SILVA (2013) ao tratar da educação intelectual, física e tecnológica, Marx, sinaliza para a formação integral do ser humano, do ser crítico, pensante, ou seja, da formação onilateral. Tal concepção foi incorporada à tradição marxiana sob o conceito de politecnia ou educação politécnica, em consideração às próprias referências do autor ao termo, bem como por parte significativa dos estudiosos de sua obra.

Destarte, a politecnia, segundo Saviani (1989) trata do domínio dos fundamentos científicos e das suas diferentes técnicas que caracterizam o processo de trabalho moderno, sendo, nesse sentido, a formação politécnica, responsável por garantir estes domínios dos princípios e fundamentos, pois, supõe-se que o trabalhador, que os dominam, está em condições de desenvolver diversas modalidades de trabalho, compreendendo seu caráter e sua essência, obtendo um desenvolvimento

"Assim, é pela formação politécnica que se daria a formação intelectual, física e tecnológica, o que sugere que o conceito de politecnia pode abarcar a ideia de formação humana integral". (MOURA, LIMA FILHO, SILVA, 2013, p. 1061).

Por fim, torna-se imprescindível mencionar a importância de conhecimento humanístico da formação politécnica, compreendendo todos seus sujeitos e contextos, visto que:

"A formação integrada entre o ensino geral e a educação profissional ou técnica (educação politécnica ou, talvez, tecnológica) exige que se busquem os alicerces do pensamento e da produção da vida além das práticas de educação profissional e das teorias da educação propedêutica que treinam para o vestibular. Ambas são práticas operacionais e mecanicistas, e não de formação humana no seu sentido pleno". (FRIGOTTO, CIAVATTA, RAMOS, 2005, p. 94).


Referências

Figura 01: https://www.cenpec.org.br/wp-content/uploads/2019/08/politecnia_banner.png

Figura 02: https://dtcom.com.br/wp-content/uploads/2017/05/objetos-aprendizagem-destaque.png

FRIGOTTO; CIAVATTA; RAMOS: FRIGOTTO, Gaudêncio, CIAVATTA, Maria, RAMOS, Marise (orgs). Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. (p. 83-128)

MOURA; LIMA FILHO; SILVA: MOURA, D. H.; LIMA FILHO. D. L.; SILVA, M. R. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 20, n. 63, p.1057-1080, out/dez. 2015. Disponível em: < http://scielo.br/pdf/rbedu/v20n63/1413-2478-rbedu-20-63-1057.pdf >. Acesso em: 20 de jun. 2022.

SAVIANI: SAVIANI, Dermeval. Sobre a concepção de politecnia. Rio de Janeiro: FIOCRUZ. Politécnico da Saúde Joaquim Venâncio, 1989. 51 p.

Figura 02 - Referências. Figura 02 - Referências.