Figura 01 - Paulo Henrique da Silva, estudante
              do curso Técnico em Cozinha EJA, vencedor do Prêmio Dólmã de Gastronomia 2022,
              na categoria regional/Goiás.
Figura 01 - Paulo Henrique da Silva, estudante do curso Técnico em Cozinha EJA, vencedor do Prêmio Dólmã de Gastronomia 2022, na categoria regional/Goiás.

Curso de Técnico Integrado em Cozinha na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos



Curso


Quais são as etapas que envolvem a produção de alimentos? O que é preciso para criar cardápios e pratos? Essas questões abordadas neste curso, que busca capacitar profissionais para trabalhar com equipamentos e utensílios de cozinha, fazendo o uso de técnicas para produção e armazenamento de diferentes tipos de alimentos. Essa oportunidade é ofertada somente para pessoas que não concluíram o ensino médio e tenham 18 anos ou mais.

O profissional desta área pode atuar em diversas etapas do processo de produção alimentícia, executando cortes e métodos de cozimento para o preparo de pratos e bebidas. O trabalhador seleciona, armazena, prepara e higieniza ingredientes. Ele também auxilia em outros trabalhos que envolvem custo, controle, manipulação e estoque de gêneros alimentícios.



Mercado de Trabalho


O técnico em cozinha pode trabalhar em locais onde são servidos alimentos e bebidas, como bares, restaurantes, pizzarias, lanchonetes, padarias, churrascarias, hotéis, pousadas, hospitais e residências. Ele também pode atuar como autônomo na preparação de buffet para eventos – festas casamentos e aniversários, por exemplo.



Pré-Requisitos


O candidato deve possuir o Ensino Fundamental completo, ter idade mínima de 18 anos e preferencialmente não ter concluído o Ensino Médio.



Objetivo Geral


A oferta do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Cozinha na área de Turismo e Hospitalidade é voltada para a educação do público de jovens e adultos e tem como objetivo capacitar profissionais que atuem em diferentes etapas do processo de produção de alimentos, por meio de uma formação técnica profissional aliada à formação integral que sejam capazes de proporcionar emancipação e autonomia humana.



Objetivos Específicos


Espera-se que, ao final do curso, o aluno:

  • compreenda e execute as várias etapas do processo de produção de alimentos e bebidas, tais como: seleção, armazenamento, higienização, porcionamento, preparo, finalização dos pratos e elaboração de cardápios;
  • desenvolva habilidades práticas referentes às técnicas culinárias de forma proativa na sua atuação profissional;
  • busque formas de trabalho criativas que concorram para que o estudante se torne um profissional mais dinâmico, autônomo, reflexivo e consciente de suas responsabilidades sociais e ambientais na área de atuação;
  • articule o mundo do trabalho à cultura, ao conhecimento científico, à tecnologia e à ética;
  • amplie as possibilidades de tornar-se um sujeito autônomo, crítico em relação ao mercado hegemônico;
  • utilize diferentes recursos de inovação tecnológica e se posicione critica e eticamente frente a seus impactos no desenvolvimento e na construção da sociedade.

Portanto, o profissional egresso deverá estar habilitado a desenvolver atividades de pesquisas e relacionadas ao ensino, voltadas para a educação profissional e tecnológica, em espaços formais e não formais, capaz de desenvolver soluções tecnológicas que possam contribuir para a melhoria do ensino.

Demais informações podem ser acessadas no documento do Projeto Pedagógico do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Cozinha, na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

Vagas

Por Ano

Horas

Carga Horária

Anos

Duração

Noite

Turno